Quem Somos

COMISSÃO EXECUTIVA PARA 2018

Siga-nos:

QUEM SOMOS

O website do PSPB busca dar VISIBILIDADE ao nosso concílio, melhorando a nossa comunicação e fazendo conhecida a obra do Senhor entre os irmãos do presbitério no estado da Paraíba: Eventos, congressos, seminários, aniversários das nossas igrejas, federações assim como também membros, LIDERANÇA, pastores você irá encontrar aqui e ficar POR DENTRO de TUDO o que acontece em nossas igrejas. Esperamos que esta ferramenta possa ser útil tanto a você que FAZ PARTE do nosso presbitério como a nossa amada IGREJA e ao povo de Deus que necessite de nosso apoio.

Presbitério Sul da Paraíba

 

A memória coletiva se situa em um contexto social, cultural, religioso e patrimonial no tempo e no espaço geográfico. É necessário, porém, que um suporte de informação mantenha essa memória coletiva através da preservação dos suportes documentais disponíveis. O presbiterianismo entrou na Paraíba pela sua capital João Pessoa, a terceira cidade mais antiga do Brasil e se estendeu por todo Estado. Os registros desse processo histórico e de memória estão inscritos nos suportes informacionais das igrejas organizadas nas cidades e nos pequenos municípios do Estado.

A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil está oficializada desde o ano de 1950. A comunidade Presbiteriana do Presbitério sul da Paraíba é composta de igrejas com local e identidade definida, tem sua própria memória, logo, uma representação que diz respeito a essa comunidade, seu tempo e espaço, explicado por Halbwachs, (2006, p. 188) quando diz: “Cada sociedade recorta o espaço à sua maneira, de uma vez por todas ou sempre segundo as mesmas linhas de maneira a construir um contexto fixo em que ela encerra e encontra as suas lembranças”. Segundo Tiesen, (2013, p. 164) “Para que uma instituição tenha fôlego na sociedade é preciso que tenha credibilidade social.” A vida institucional religiosa e tradicional com credibilidade das igrejas do Presbitério Sul da Paraíba acumulou documentos que estão reunidos em uma massa documental acumulada nas secretarias dos templos com uma arrumação de acordo com o espaço e necessidade de organização de cada comunidade. Nesse sentido, Bellotto, (2007, p. 26) diz: “Os documentos são diariamente destruídos nas diferentes instâncias, por desconhecimento de sua importância para o posterior estudo crítico da sociedade que o produziu”. A informação contida nos documentos adequadamente organizados, e conservados viabiliza a construção do conhecimento sobre a instituição.

SECRETARIA DE CAUSAS

 

A Secretaria de Causas da IPB é de suma importância, pois recebe uma grata responsabilidade de promover o zelo, o cuidado e o amor pela Igreja Presbiteriana do Brasil e pelos servos que servem ou serviram como pastores, seminaristas, viúvas e pastores jubilados. Nesse sentido, há muito que se realizar e não mediremos esforços para cuidar daqueles que servem à Causa da IPB. O Presbitério Sul produz documentos através da sua administração, das Secretarias e Igrejas. As secretarias de Causas, do trabalho feminino, Masculino, Mocidade, Adolescentes, Crianças, Música e Terceira idade. A Igreja Presbiteriana de Torrelândia escolhida estatisticamente por acessibilidade como parte do todo para a coleta e análise dos dados, tem como resultado os documentos permanentes para a elaboração do manual.

Copyright @ All Rights Reserved

WWW.PSPB.COM.BR

Visitante Número: